• Agende uma consulta(11) 4526-8285 (11) 9.9595-0191
 

Tratamento da Anorexia/Bulimia


A anorexia se caracteriza por preocupação com peso corporal e alimento, comportamento dirigido à perda de peso, padrões peculiares de manuseio do alimento, medo intenso de ganhar peso, distorção da imagem corporal e interrupção da menstruação.

Dividi-se ainda em tipo restritivo, no qual só existem hábitos restritivos da alimentação, e tipo compulsão periódica/ purgativo, no qual hábitos restritivos se intercalam com períodos de comer compulsivamente ou purgação (indução do vômito ou uso indevido de laxantes ou diuréticos).
É uma doença que pode se tornar grave levando a desnutrição intensa e inúmeros problemas metabólicos. Atinge sobretudo mulheres jovens, que representam mais de 90% do total de pacientes.
Geralmente o quadro se inicia após a instituição de alguma dieta intencional seja com o propósito de ficar mais atraente seja por ter melhor desempenho atlético. Ou caso de restrições alimentares secundárias a estresse grave, doenças e cirurgias.

Já a bulimia se caracteriza pela compulsão alimentar, ou seja, o descontrole faz o paciente ingerir grande quantidade de alimento em curto período de tempo. Dividi-se ainda em tipo purgativo, no qual ocorre indução de vômito ou uso indevido de laxantes e diuréticos, e tipo não-purgativo.
A maioria das pacientes são mulheres jovens obesas e a doença também se inicia após algum período de deita, intencional ou não. Cerca de 30% das pacientes com diagnóstico de bulimia apresentou anorexia no passado.

É interessante reparar que os hábitos alimentares das pessoas revelam como elas se relacionam na vida em geral.
Pacientes anoréticas geralmente são metódicas e determinam a si próprias um excessivo controle sobre a alimentação. Muitas vezes se mostram confiantes com um senso de competência e controle após serem bem sucedidas na dieta. Tais pacientes, como mostram as pesquisas, apresentam uma taxa bem maior de TOC [transtorno obsessivo compulsivo] que na população geral.

Em oposição ao pólo da anorexia de controle e restrição excessivos, está o pólo da bulimia de descontrole e exageros alimentares.
Pacientes bulímicas comumente são mais desapontadas e frustradas por falharem na intenção de estabelecer uma dieta. Apresentam uma culpa auto-depressiativa e tendem a englobar o que está em sua volta como fosse sua responsabilidade.
As pesquisas mostram que bulímicas apresentam maior taxa de depressão e cleptomania(roubo impulsivo) que na população geral.

Assim, podemos ainda pensar que esses quadros de transtornos alimentares são desequilíbrios entre o eu e o mundo. Na anorexia, como um eu enclausurado que impede a todo custo a entrada de qualquer elemento do mundo, mas que pela falta ou perda pode deixar de existir. Na bulimia, o eu não tem limites definidos e se confunde com o mundo, incorpora o que não é seu. Absorve até em colapso explodir.